Rio Brilhante celebra 94 anos de emancipação hoje

O município de Rio Brilhante, localizado a 161 quilômetros da Capital, comemora 94 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira (26). Segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 37.601 mil habitantes.

O povoamento do município teve inicio por volta de 1830, com os pioneiros das famílias Lopes, Souza Leal, Pereira, Garcia e Barbosa. Alguns anos depois, se fixaram na região de Boa Vista, entre os rios Vacaria e Brilhante. A área preferida pelos migrantes gaúchos que vieram para região, trazendo as famílias e os pequenos rebanhos, foi as margens dos rios Brilhante, Vacaria e Dourados.

O vilarejo foi denominado de “Entre-Rios” e voltou a ser povoado com o ciclo da erva-mate. Se tornou-se um ponto de concentração de produção e remessa aos centros consumidores. De acordo com a página do município, a industrialização da erva foi um fator de grande desenvolvimento da região, pois trouxe um nova leva de migrantes gaúchos e paraguaios, que se dedicavam a indústria, pecuária e agricultura.

Em 1912, foi criado como Distrito de Paz de Vacaria. Anos depois, em 1924, o Governo do Estado reservou uma área de 3.600 hectares para Entre-Rios e em 1929, a vila alcançou a emancipação político-administrativa de Campo Grande. Em 1943, Entre-Rios passou a se chamar “Caiuás” e somente em 1948 a cidade recebeu o nome de Rio Brilhante.

Desfile – Para comemorar o aniversário, a prefeitura preparou série de eventos para hoje, para destacar a história, cultura e o desenvolvimento do município. O ponto alto das festividades será o desfile cívico, às 17h, na Avenida Benjamin Constant, na Praça Central.

O desfile vai reunir estudantes das 22 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, Banda da Polícia Militar, Banda do Corpo de Bombeiros e a Banda Municipal. Também vão desfilar 26 entidades e empresas do setor privado.

Segundo o prefeito Lucas Foroni (MDB), o desfile vai celebrar os 94 anos de Rio Brilhante e o rápido desenvolvimento do município, que ocupa a posição de 6º município com maior PIB do Estado. Ele informou que após o desfile, as comemorações continuam com show da cantora Fernanda Brun, às 19h30, na Praça Central.

As celebrações do aniversário seguem na quinta e sexta-feira desta semana. Na quinta, o “Circuito Saúde e Segurança” vai promover bem-estar e conscientização aos servidores públicos. Na sexta, no Salão do Conviver, tem casamento comunitário, reunindo 28 casais a partir das 19h.

Botão Voltar ao topo