Prefeitura lança programa de atendimento psicossocial gratuito para jovens da Capital Encontros serão semanais e trabalhadas habilidades como autoconfiança, autocontrole, autoestima e dentre outros

A prefeitura Municipal de Campo Grande lança nesta quarta-feira (6) o Projeto “Quem Ama Cuida – Grupo Terapêutico e Psicoterapia”, programa que vai oferecer a partir do dia 12 de setembro, atendimento psicossocial direcionado a jovens acima de 15 anos e suas famílias. O projeto tem como objetivo garantir acesso dos adolescentes, jovens e responsáveis ao atendimento especializado, seja ele individual ou por meio de grupos terapêuticos (psicoterapia em grupo).

Segundo o executivo municipal, os encontros serão semanais e trabalhadas habilidades como autoconfiança, autocontrole, autoestima, entre outros. O jovem vai passar por uma triagem psicossocial, onde será avaliada a necessidade e a demanda.

O projeto também conta com parcerias com universidades, que disponibilizarão acadêmicos de psicologia do último ano, que auxiliarão nos atendimentos.

Grupo Terapêutico

O grupo terapêutico é uma ferramenta de apoio e desenvolvimento para os jovens. Por meio das interações no grupo, aprendem a se expressar e a ouvir, a desenvolver empatia e compreensão pelos outros. Além disso, o jovem tem a chance de adquirir habilidades sociais, como a resolução de conflitos e a comunicação assertiva, ajudando a lidar com os desafios do dia a dia.
“Participar de um grupo terapêutico nos permite construir conexões significativas com pessoas que estão passando por situações semelhantes. Compartilhar nossas histórias, medos e conquistas dentro de um ambiente acolhedor e confidencial é uma oportunidade valiosa de crescimento pessoal”, explica a psicóloga Debora Uchoa.

Nas sete regiões

O programa “Quem Ama Cuida” é coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude e será levado paras as sete regiões da cidade, por meio de parcerias, onde acontecerão rodas de conversas, workshops e palestras com certificação. Serão disponibilizadas, aproximadamente, 400 vagas para a terapia na sede da Secretaria e mais 210 vagas para os atendimentos nos bairros.

O lançamento do projeto acontece no dia 6 de setembro, às 14h, no Auditório do Paço Municipal (IPTU), localizado na Rua Arthur Jorge, 500. Centro. No ato acontecerá a assinatura do Termo de Cooperação com a Universidade Estácio de Sá, visando o desenvolvimento de atividades de estágio curricular supervisionado do Curso de Graduação em Psicologia.
Informações sobre os atendimentos pelo whatsapp (67) 99131-4671.

Botão Voltar ao topo