Parque dos Poderes fecha normalmente esta segunda-feira para o Amigos do Parque

Com interdição realizada com sucesso nesta segunda-feira de Ano Novo, o Parque dos Poderes amanheceu seguro para ciclistas e pedestres e com as delimitações para separar área de veículos e de lazer.

Apesar de poucas pessoas aproveitando o clima ameno desta manhã no local, agentes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) vão permanecer o dia todo, até às 19h por lá. Ontem, agentes do Detran alegaram problemas na escala para não realizarem o comum fechamento da área

A expectativa, após uma madrugada de festas e comemoração, é que o movimento mais intenso ocorra a partir do meio-dia. O autônomo Dagoberto Porto, 37 anos, aluga bicicletas por lá todos os feriados e finais de semana. Hoje não foi diferente. “Sempre estamos aqui nos feriados e toda vez é assim. Quanto mais cedo, menos gente. Mais tarde o povo aparece”, comentou.

Poucas pessoas amanheceram dispostas aos exercícios por lá, e algumas de bike, outras caminhando e outras ainda tomando água de coco é que não deixaram o parque vazio esta manhã. Militares do Corpo de Bombeiros também fizeram a corrida matinal, como de costume.

“A gente está esperando o movimento mais à tarde. Hoje é um dia diferente. O pessoal está na ressaca ainda, aquela coisa toda. Mesmo com movimento mais fraco agora cedo, já apareceram algumas pessoas para alugar bicicleta e tomar água de coco”, disse Dagoberto.

O usuário Orácio Quintana, 58 anos, é advogado e costuma praticar atividades físicas com frequência para cuidar da saúde. Já começou o ano no parque porque este ano pretende correr pela primeira vez na Corrida da OAB e na Corrida do Pantanal.

“Já faz parte da minha rotina, eu corro 10km todo dia. Os motivos são a saúde, né? A gente vai chegando em determinada idade e é necessário, para ficar longe dos remédios, principalmente. E pretendo correr esse ano. Vou me preparar para esse ano melhor, e baixar o tempo”, comentou.

O casal Raquel e João estava no parque para fazer caminhada alternando com corrida. Ambos correm, mas apenas Raquel é maratonista. Para ela, é importante já começar o ano pensando na saúde e na atividade física. O marido, por sua vez, acompanha sob influência dela.

Raquel Costa, 41 anos, operadora de caixa e maratonista há cinco anos. “Todo ano já é tradição. Todo ano a gente vem, faz alguma atividade física ou a gente anda de bicicleta ou a gente vem no parque, caminhar, correr, fazer alguma coisa”, diz.

João Simas, 42, vendedor de carro, comenta que “eu corro há um ano. Só que assim, eu não sou frequente como ela. Mas eu entendo hoje que tem que ser frequente por conta da saúde. Agora nós estamos numa frequência, sempre estamos juntos [praticando atividades físicas]”.

O Amigos do Parque ocorre sempre aos finais de semana e feriados, das 7h às 19h, com uma via interditada somente para a realização das atividades de lazer e esporte. O projeto, oferecido pelo Governo do Estado por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), é um incentivo à prática de exercícios e à vida saudável.

Botão Voltar ao topo