Pedro Caravina assume presidência da comissão mais importante da Assembleia
Ex-secretário de Governo de Eduardo Riedel comandará a CCJ no Legislativo estadual
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) inicia nesta quarta-feira (5) a definição dos integrantes das comissões permanentes e dos líderes partidários para o novo ano legislativo. As mudanças incluem a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), considerada a mais relevante da Casa, que terá novo presidente.O deputado Pedro Caravina (PSDB), ex-secretário de Governo da gestão Eduardo Riedel (PSDB), assumirá o comando da CCJ, substituindo Mara Caseiro (PSDB). A comissão tem papel essencial no Legislativo estadual, pois é responsável por analisar a constitucionalidade de todos os projetos antes que possam ser debatidos e votados pelos parlamentares.
Liderança do governo será mantida
No comando da liderança do governo, Londres Machado (PP) será mantido no cargo, enquanto Pedrossian Neto (PSD) seguirá como vice-líder do governador Eduardo Riedel na Casa.Já os deputados Márcio Fernandes (MDB) e Jamilson Name (PSDB) continuarão como líderes dos dois blocos parlamentares da ALEMS, sendo responsáveis por indicar os integrantes das comissões permanentes.
Oposição isolada
O deputado João Henrique Catan (PL) seguirá como o único parlamentar de oposição entre os 23 deputados estaduais. Sem integrar blocos partidários, ele será a única voz contrária ao governo na atual legislatura.Apesar de não compor oficialmente um bloco, o PT mantém alinhamento com a base governista. A legenda terá como líder na Assembleia a deputada Gleice Jane (PT), que atuará na articulação de pautas junto ao governo.
Com as definições desta quarta-feira, a ALEMS inicia oficialmente os trabalhos legislativos de 2025, com as comissões estabelecendo a dinâmica de avaliação e tramitação dos projetos ao longo do ano.
COMENTÁRIOS