Seja bem-vindo
Campo Grande,16/09/2024

  • A +
  • A -

Supertufão Yagi deixa 2 mortos e 92 feridos na China

g1.globo.com
Supertufão Yagi deixa 2 mortos e 92 feridos na China


Tempestade atingiu o Sul do país entre a sexta (6) e este sábado (7). Cerca de 1 milhão de pessoas precisou deixar suas casas. Coqueiros atingidos pelo tufão Yagi ao longo de uma estrada em Haikou, no sul da província de Hainan, na China
Yang Guanyu/Xinhua via AP
O supertufão Yagi matou ao menos duas pessoas e deixou outras 92 feridas após atingir a ilha de Hainan, no Sul da China, informou neste sábado (7) a agência de notícias estatal Xinhua, de acordo com a Agência France-Presse (AFP).
A tempestade atingiu Hainan "com forte chuva e ventos intensos", descreveu a agência, citando autoridades locais.
Conforme a agência Associated Press (AP), o tufão forçou cerca de um milhão de pessoas do Sul do país a deixar suas casas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O serviço meteorológico da província de Hainan informou que o Yagi, que teve ventos de até 245 km/h perto de seu centro, fez sua primeira passagem na cidade de Wenchang na tarde de sexta-feira (6).
As autoridades meteorológicas nacionais da China disseram que este foi o tufão de outono mais forte a passar pela China. Ele fez uma segunda aterrissagem no Condado de Xuwen, na província vizinha de Guangdong, na noite de sexta-feira.
A tempestade trouxe chuvas fortes para a maior parte de Hainan e algumas áreas enfrentaram cortes de energia, informou a AP. As pessoas construíram barreiras de sacos de areia fora dos edifícios para se proteger contra possíveis inundações e reforçaram janelas com fita, relatou a agência oficial de notícias Xinhua, da China.
Os meios de comunicação estatais disseram que aulas, trabalho, transporte e negócios foram suspensos em partes da província já na noite de quarta-feira (4). Algumas atrações turísticas foram fechadas e todos os voos em três aeroportos na ilha foram suspensos na sexta-feira.
A emissora estatal CCTV informou que a cidade de Qinzhou, na região de Guangxi, também emitiu um alerta máximo de resposta de emergência para se proteger contra o tufão. Disse ainda que o Yagi deve fazer outra aterrissagem em algum lugar entre a cidade de Fangchenggang e a área costeira do norte do Vietnã na tarde deste sábado.
Mulher é derrubada de moto pelo vento do tufão Yagi na cidade de Hai Phong, na China, neste sábado (7)
Nhac Nguyen/AFP
Supertufão Yagi
Ainda de acordo com a AP, o Yagi era uma tempestade tropical quando saiu do noroeste das Filipinas para o Mar do Sul da China na quarta-feira, deixando pelo menos 16 pessoas mortas e 17 outras desaparecidas, principalmente em deslizamentos de terra e inundações generalizadas, e afetando mais de 2 milhões de pessoas nas províncias do norte e central.
Mais de 47,6 mil pessoas foram deslocadas de suas casas nas províncias filipinas, e aulas, trabalho, serviços de balsa e voos domésticos foram interrompidos por vários dias, incluindo na densamente populosa região da capital, Manila.
Supertufão Yagi força retirada de 419 mil pessoas na China




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.