Evento faz de Campo Grande em dois dias capital nacional da literatura

Um acontecimento de alcance nacional, com a presença de nomes expressivos da cultura brasileira, fará de Campo Grande quinta-feira (19) e sexta-feira (20) a capital nacional da literatura. O Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras 2023 reunirá representantes de instituições do gênero atuantes em 20 estados, o que por si já demonstra a dimensão do evento.
Organizado pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), com a presença da Academia Brasileira de Letras (ABL), o Congresso vai debater propostas de maior aproximação entre as instituições estaduais, desafios e ideias para fomentar a produção literária e o hábito da leitura, além de dar à sociedade o entendimento da universalidade da cultura e das artes. Para o presidente da ASL, Henrique Medeiros, é forte o interesse em construir mais e maiores espaços para as manifestações autorais e melhorar as condições para que sejam acessadas por todos os segmentos da sociedade.
TROCA – “Há mais de uma década as Academias Estaduais não se encontravam para trocar informações, discutir inter-relações, buscar congraçamento, tentar encontrar mais caminhos para a difusão de seus trabalhos”, afirma Medeiros. Ele faz questão de registrar o suporte decisivo que o evento vem recebendo do governo estadual, citando o interesse evidenciado pelo governador Eduardo Riedel, pelo secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda, e pelo diretor-presidente da Fundação Estadual de Cultura, Eduardo Mendes Pinto. “Foi um apoio determinante para esta realização”, reforça.
Participarão 20 representantes das academias de letras de Alagoas, amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Da Academia Brasileira de Letras já estão confirmados os nomes dos imortais Antônio Cícero e Ricardo Cavaliere.
A abertura do Congresso está marcada para quinta-feira, 19, a partir das 9 horas, no Bioparque Pantanal. Às 14 horas, no auditório da ASL (Rua 14 de Julho, 4653 – Altos do São Francisco), haverá uma reunião reservada dos acadêmicos sobre o inter-relacionamento entre as academias estaduais. No dia seguinte (sexta-feira, 20), a programação será iniciada às 8h, na sede da ASL, também em caráter reservado para os participantes. À tarde, as atividades abertas ao publico, com duas mesas-redonda, a primeira, a partir das 14 horas, sobre “Tecnologia e IA: Saltos e Quedas da Literatura”, e a segunda, às 16 horas, com o tema “A Literatura Como Suporte das Manifestações Culturais Entre os Estados”.
(Edson Moraes)

Botão Voltar ao topo