Eleitores aproveitam feriado para regularização de título no TRE-MS

Eleitores aproveitaram o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1°), para regularizar o título eleitoral. O mutirão na Central de Atendimento continuará com os serviços até às 13h em Campo Grande.

Entre os serviços mais procurados estão: mudança de domicílio, cadastro do primeiro título e regularização de títulos cancelados ou suspensos. O supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor, Wilson de Alencar Borba, tem expectativa de que 450 pessoas procurem o serviço neste feriado.

 

“Iniciamos às 8h e, logo nas primeiras horas, 160 pessoas já foram atendidas. Dispomos de 40 guichês de atendimento, e cada eleitor está sendo atendido em média em 15 minutos. A maior procura vem do público entre 20 e 40 anos”.

Wilson ressalta que boa parte dos serviços pode ser encontrada no site do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) ou pelo aplicativo e-Título. Eleitores com pendências na Justiça Eleitoral têm até 8 de maio para regularizar a situação, prazo este improrrogável.

“Teremos mutirões também no sábado e domingo, das 8h às 13h. Quem não regularizar até 8 de maio não poderá voltar, e, consequentemente, não poderá obter passaporte, matricular-se em universidade pública ou contratar serviços públicos”, descreve.

Durante o plantão, será possível emitir a primeira via do título de eleitor, transferir o local de votação e atualizar ou regularizar a situação eleitoral em todos os cartórios e PAEs (Postos de Atendimento Eleitoral). O atendimento em Campo Grande será feito apenas na unidade do Parque dos Poderes.

O servidor público Carlos Henrique do Nascimento aproveitou o feriado para acompanhar o filho, Vinícius dos Santos Nascimento, de 16 anos, e o sobrinho, Pedro Henrique Nascimento, de 18 anos, para emitir o primeiro título de eleitor.

“Fico muito orgulhoso de ver meu filho querendo exercer o direito de cidadão tão cedo. É muito importante”, disse. “Meus amigos estão todos tirando também, antes de ser obrigatório”, completa o filho.

O supervisor de vendas, Marcio Alves, e a esposa, Evanira Lara, intérprete de Libras, mudaram-se do Mato Grosso para o Estado. “Estamos em Mato Grosso do Sul há seis meses e viemos atualizar o novo domicílio no título. Eu sempre participo de concursos públicos, e é importante manter os dados em dia”, disse.

 

Botão Voltar ao topo