Caravina diz que convênios são fundamentais para mudar realidade dos municípios

A convite do professor Luiz Carlos Morente, coordenador da Rede + Brasil em Mato Grosso do Sul, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, participou nesta semana, no auditório da governadoria, da abertura dos trabalhos de capacitação da plataforma, uma parceria institucional entre os Governos Federal e Estadual, destinada ao aprimoramento de 125 gestores na captação de recursos oriundos da União.

Com um perfil municipalista, Caravina enfatizou que os painéis apresentados durante o seminário serão fundamentais para otimizar a gestão das cidades, além da importância dos temas abordados sobre a modernização da governança e as inovações nas transferências da União a partir da perspectiva estratégica para atrair recursos.

“Sempre apoiamos as ações de integração, agilidade e eficiência da direção dos convênios firmados entre Estado e Federação. Por meio desta parceria é que podemos efetivar as políticas e os serviços públicos essenciais dos nossos municípios como: segurança, educação, saúde e infraestrutura. Torná-los mais eficientes e eficazes para a ajuda-os na construção de uma sociedade moderna, mais justa e igualitária”.

Nas palavras do secretário de Governo, mudanças conceituais estão acontecendo em Mato Grosso do Sul inserindo o estado num processo de modernização que traz resultados satisfatórios pela postura e comprometimento da gestão Eduardo Riedel em saber conciliar responsabilidade, qualificação e inovação.

“Nas nossas instituições públicas temos de ter gestão e governança como estratégia de fortalecimento da nossa missão e visão, sem isso não conseguimos estar alinhados com a política de desenvolvimento e modernização. Sabemos da importância do investimento nessa área para podermos ajudar MS a enfrentar seus desafios”.

Em Mato Grosso do Sul, o dinheiro que vem da União por meio de convênios está mudando a realidade dos serviços prestados pela administração estadual e também de muitos municípios.

Conforme o professor Luiz Carlos Morente explicou, os recursos repassados por meio da plataforma podem ser destinados para diversos fins, como construção de escolas, creches, hospitais, cisternas, quadras esportivas, programas de alimentação saudável, além de programas na área de sustentabilidade e segurança pública.

O coordenador disse que a gestão de convênios federais do governo do Estado foi classificada entre as melhores do País, graças ao trabalho contínuo e bem sucedido da Rede + Brasil e a parceria com os municípios.

“Não importa o volume de dinheiro a ser administrado e sim o que fazer com esse recurso, como gerenciá-lo. Desde que haja comprometimento é possível realizar excelentes projetos que atendam diretamente à sociedade”.

O professor afirmou ainda que a estratégia da plataforma é expandir os cursos de capacitação nos 79 municípios do Estado, fortalecendo a rede interna de Mato Grosso do Sul na busca de repasses do Governo Federal.

Botão Voltar ao topo