Assomasul recebe a Comitiva do Ministério dos Povos Originários em encontro pioneiro com gestores de MS

Com o intuito de promover o diálogo com os gestores dos municípios sul-mato-grossenses que abrangem terras indígenas em seus territórios, Mato Grosso do Sul recebe, nesta quarta-feira (15), a Comitiva do Ministério dos Povos Originários, liderada pela Ministra Sônia Guajajara. O primeiro encontro da comitiva está agendado para ocorrer na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), onde se realizará uma reunião com o propósito de estabelecer, pela primeira vez, um diálogo entre o governo federal, estadual e municipal.

A comitiva também é composta por Eloy Terena, Secretário-Executivo do Ministério dos Povos Originários e Gasparini Kaingang assessor de gabinete da Ministra Sônia Guajajara.

O presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, destaca a relevância da agenda que será realizada na sede da associação. “Esta é uma reunião de trabalho importante, com a participação de representantes dos poderes legislativo e judiciário, além de órgãos governamentais. Será a primeira vez em que discutiremos de maneira conjunta sobre a questão dos territórios indígenas em Mato Grosso do Sul.”

A reunião contará com a presença do Presidente da Assomasul, Valdir Couto de Souza Júnior, assim como a Secretária adjunta de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza e o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para os Povos Originários, Fernando Souza.

A reunião será fechada, no entanto, as autoridades realizarão uma coletiva de imprensa às 15h para abordar o assunto.

16ª Assembleia do Povo Terena

Data: 15/11/2023

Local: Assomasul

Horário: 15h

Além disso, na quinta-feira, 16 de novembro, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, estará presente na Grande Assembleia do Povo Terena, que será realizada entre os dias 15 a 18 de novembro de 2023, na aldeia Cabeceira, em Nioaque. A ministra participará da Mesa-1 com tema “Território (Conjuntura Política Nacional)”  às 08h00.

O Evento conta com grandes nomes do movimento indígena como o Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígena Eloy Terena, que é de Mato Grosso do Sul. Também estarão presentes a Deputada Federal Célia Xakriabá, o Coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígena do Brasil (APIB) Kleber Karipuna e a Deputada Federal Juliana Cardoso, o Coordenador jurídico da (APIB) Maurício Terena.

A Assembleia está é organizada pelo Conselho do Povo Terena (CONS), organização base da Articulação dos Povos Indígena do Brasil (APIB) dentro do estado de Mato Grosso do Sul. Nesta edição o conselho tem como por objetivo congregar os caciques e lideranças indígenas (anciãos, jovens, mulheres, crianças) do estado em torno da luta pelo direito originário dos povos indígenas e da política indigenista adotada pelo atual governo, bem como formas de resistir para existir.

A assembleia tem ainda o apoio de lideranças indígenas de outros povos de MS, como os Kinikinau, Kadiweu, Kaiowa, Guarani Ñandeva, Guató, que reafirmam seus compromissos com a luta pelo território tradicional e a permanente busca do bem viver, e o respeito aos modos de vida de cada povo e à Mãe Terra. Uma pauta que também tem o apoio do movimento indígena nacional, todos lutando juntos contra os retrocessos dos direitos dos povos indígenas.

Botão Voltar ao topo