Araras-canindé ganham homenagem em Terenos, em espaço ‘instagramável’ do artista plástico Cleir

As araras-canindé se tornaram a inspiração do artista plástico Cleir Àvila, que criou um espaço instagramável em Terenos, a 30 km de Campo Grande. Coloridas e encantadoras, estas aves fazem parte do nosso cotidiano e agora estão eternizadas no Monumento Canindés, que fica no Parque Municipal Issac Cardoso Filho, conhecido como “Campão”.

São duas araras, com cerca de sete metros de altura, em uma estrutura que inclui ferro, argamassa armada e a pintura com acabamento em veladura, mesma técnica que Cleir usa em suas telas. Além disso, foi feita iluminação especial, paisagismo e o espaço em que é possível fazer fotos com a ilusão de uma das araras estar pousada no braço do visitante.

 

Cleir trabalhando na obra (Assessoria/Divulgação)
Cleir trabalhando na obra (Assessoria/Divulgação)

Conforme o artista, as aves são apresentadas com leveza, pousadas em um galho. De acordo com Cleir, durante a concepção da obra, nos últimos sete meses, as araras o visitaram diariamente.

“Esse trabalho foi pensado durante dois anos. Em 2021, o prefeito Henrique Budke me procurou e falou sobre sua ideia de valorizar a cidade com a escultura. Na época eu estava indo para Arapongas (PR) onde trabalhei por um ano e meio e na volta, retomamos o projeto que tanto me alegra. Entre as aves da nossa fauna, a arara-canindé é a que tenho uma admiração especial e elas me inspiraram muito durante o trabalho, pois, enquanto sobrevoavam e pousavam ao redor, eu observava de perto seu comportamento e beleza para transmitir para as esculturas”, contou Cleir.

Enquanto fazia a obra, o artista também disse que conheceu moradores da cidade e acompanhou a satisfação da população com a obra, entregue à prefeitura na última semana.

 

Botão Voltar ao topo